Projetos Culturais

 

UNIDADE DE CAPTAÇÃO DE RECURSOS PARA PROJETOS CULTURAIS.

 

A Unidade de Projetos Culturais do Instituto Eckart tem como vocação a criação de projetos que visem contribuir com o planejamento e a sustentabilidade para restauração, conservação, revitalização do patrimônio cultural material e imaterial, histórico, arquitetônico, arqueológico, bibliotecas, museus, arquivos e demais acervos.

 

O QUE FAZEMOS

 

A nossa UNIDADE é voltada para o desenvolvimento de projetos de Captação de Recursos por meio de patrocínios, convênios, apoio de incentivos fiscais, financiamentos reembolsáveis e não-reembolsáveis. Uma estrutura completa para auxiliar na captação para seus projetos e um conjunto de soluções para financiadores redirecionarem seus tributos.

 

COMO FAZEMOS

 

Contando com o apoio técnico e metodologia exclusiva da Surya Projetos, sob a coordenação de sua diretora Clarice Ficagna, cuidamos de todo o processo, desde a idealização, enquadramento, encaminhamento, orçamento, plano de ação e execução. Isto significa que fazemos a entrega completa do projeto, da ideia a prestação de contas, fornecendo todo o apoio necessário para a plena conclusão.

 

ALGUNS PROJETOS RELEVANTES QUE JÁ REALIZAMOS:

 

CASTELO SIMÕES LOPES (PELOTAS /RS) – O projeto está estimado em 10 milhões de reais, num convênio em que o Instituto Eckart se responsabilizará pela gestão durante 15 anos, podendo ser renovado por mais 15 anos. A proposta de intervenção tem como conceito principal o caráter conservativo, respeitando os valores culturais da edificação, procurando causar o mínimo de interferência na autenticidade estética e histórica, tanto dos materiais como dos processos construtivos; bem como da espacialidade e distribuição dos ambientes internos.

 

De forma a desenvolver ações com finalidade agregativas para comunidade e visitantes, possibilitando ao monumento histórico sua autossustentabilidade, o projeto contempla também, o uso criativo das áreas externas com feiras de artes, artesanato, antiguidades, feiras de produtos de pequenos produtores da agricultura familiar, orquidário, um café́, entre outros.

 

MUSEU DO CARVÃO (Arroio dos Ratos/RS ) – Este projeto integra o conjunto de ações estabelecida no Termo de Parceria da Secretaria Estadual da Cultura com a Copelmi Mineradora, e se propõe a executar a restauração do acervo artístico, histórico, documental e fotográfico do Museu Estadual do Carvão, através de projetos específicos de qualificação desses acervos, tornando-os plenamente acessíveis tanto ao público visitante quanto aos pesquisadores interessados em analisar as informações relativas aos marcos culturais do universo da mineração, do ofício do minerador, da vida cotidiana desses trabalhadores e das comunidades cujo desenvolvimento foi condicionado pela mineração.

 

PARQUE ARQUEOLÓGICO DE PINHAL DA SERRA –  Uma das cinco descobertas sobre a Pré-história do Brasil, no Parque Arqueológico de Pinhal da Serra  serão desenvolvidas obras de instalação como cercamento, estacionamento, passarelas e banheiros , bem como, ações de educação ambiental, arqueológico e museológico em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e intermédio do Museu Tecnológico e do Laboratório de Arqueologia. Uma área com mais de 3 mil anos, o Parque é o 5º a ter reconhecimento do IPHAN no Brasil e 1º no RS.

 

PROMOVER, FOMENTAR e GERENCIAR PROJETOS NA ÁREA CULTURAL É A NOSSA VOCAÇÃO.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *