Escrituras V – Administração do tempo: os pensadores na Aldeia.

TopCursosEscrit5

Filosofar ou agir?

Refletir ou aproveitar todas as oportunidades que aparecem?

Com a sensação que estamos correndo numa esteira elétrica, o tempo voa, e parece que não saímos do mesmo lugar.

A rapidez faz com que etapas importantes da vida organizacional sejam queimadas, o efeito sanfona vem em seguida: a falta de pensar engorda os prejuízos.

Podemos conquistar mais qualidade em nosso trabalho em dois meses interessando-se em pensar no que desejamos do que em dois anos, se tentar fazer como os outros estão fazendo.

 

A cultura do copia, a identidade indo pro brejo.

Como fazer diferente quando todo mundo pensa igual?

A máxima da preguiça não é deixar de fazer, mas manter a cabeça fazendo sempre do mesmo jeito por medo de arriscar.

O apressado ganha tempo, mas perde originalidade, tropeça na repetição, na reprodução, no que podemos chamar de solução-problema: resolve o agora, mas adoece na sequencia. É como um atleta que utiliza de drogas para se tornar competitivo, momentaneamente conhece a vitória, mas não cria habilidades para desenvolver seus próprios talentos.

Tenha muita atenção com cada pessoa e se preocupe em desenvolver uma identidade própria para o seu grupo: acredite que a melhor fórmula é a nossa e o pior modelo é aquele que não sentamos para pensar juntos.

 

Quem cola sai da escola e se quebra no mercado.

O aluno esperto é o que vai lá e se aproveita do estudo dos outros.

Enquanto os nerds perdem seu tempo com os livros, os maneiros gastam seu tempo fazendo nada. É o que aprendemos desde cedo.

Parar para aprender, pensar antes de decidir, não se jogar para o primeiro caminho que se apresenta, quem vai?

Gostamos de provas com questões objetivas quando a vida se apresenta dia após dia, mais subjetiva.

É preciso que possamos tirar proveito de cada pensamento, cada fato que brote em nossa mente – temos que parar de andar no piloto automático. É preciso que pensemos nas coisas não da forma como são, mas como poderiam ser – temos que parar de andar no piloto automático.

Para ter o que realizar, primeiro é preciso criar – temos que parar de andar no piloto automático, no mínimo melhore tudo que passar por você.

 

Não pare nos sonhos – planeje.

Se há uma grande contradição da atual gestão empresarial, para gerir e administrar, ela está quando pensamos em Planejamento. De um lado coisas sendo feita com alvoroço, pressão e mais pressão, corre-corre, mais cafezinho, menos hora do cafezinho. Do outro lado, os pensadores dizendo que nada no mundo pode deter uma pessoa com atitude positiva que tenha meta bem clara: que pensa o que faz.

Há pouco tempo demos o pontapé inicial de uma nova unidade do Instituto Eckart: A Aldeia Eckart. Estamos presente em Centros com uma urbanidade enlouquecedora como é o caso de Montevidéu, São Paulo, Porto Alegre, no entanto a Aldeia não é só o Instituto Eckart no meio do mato, está lá porque é o melhor lugar para pensar e sem pensar não existe o verbo planejar.

 

Os pensadores sempre viveram na aldeia.

Uma das primeiras lições que aprendemos com a natureza é a de que o tempo é o senhor dos nossos destinos e não ao contrário. O tempo limita o corpo, a meditação torna as possibilidades do pensar infinita.

Na Aldeia Eckart em Dois Irmãos acontecerão treinamentos para lideranças sobre os mais diversos aspectos possíveis para contribuir para a boa gestão, mas o que será impressionante e marcará uma compreensão diferenciada, é perceber que o contato com a natureza nos faz obter um conhecimento implacável: a maior velocidade que nossas mentes podem atingir está na reflexão.

A ideia da Aldeia é mudar numa tarde, por algumas horas, durante alguns dias de treinamento a sua disciplina.

Estamos disciplinados a agir muito e pensar pouco.

Pensar no que se fez e se arrepender do que se fez – a diferença é que pensar o que se fez pesa gramas, enquanto o arrependimento pesa toneladas.

Nesta quinta escritura queremos deixar e relembrar o que há muito tempo vem sendo lembrando, PENSAR NÃO DOI!

 

Sobre o Autor

Liderança para o século XXI – Cibridismo e o mundo do Instantâneo.

 

Paulo Ricardo Silva Ferreira, Ph.D.
Educador, facilitador e conselheiro. Doutor em GESTIÓN Y COMERCIALIZACIÓN INTERNACIONAL DE LA EMPRESA pela Universidade de Leon/Espanha. Administrador de empresas, curso de psicologia, pós-graduado em administração hospitalar. Professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação. Autor de mais de 500 artigos sobre gestão, neurociência e comportamento nas empresas publicados no site do Instituto Eckart, jornais e revistas especializados.

Autor do e-book “Inspirações Contemporâneas: O comportamento organizacional no século XXI”publicado na internet em 2012.

Autor do livro “Gestão de Pessoas: uma abordagem comportamental para leigos”, editora LIVRUS/SP, lançado em janeiro/2014.

Consultor Sênior em estratégia empresarial, desenvolvimento organizacional (DO), comportamento, mudança intervencionista e inteligência empresarial da Eckart Consultoria. Especialista do MEC para avaliação de instituições de ensino superior. Consultor da Secretaria Estadual de Educação para análise dos cursos em nível técnico da área da Administração. Membro da Associação Brasileira de Saúde Mental.

Criador e Presidente do Instituto Eckart Desenvolvimento Humano e Organizacional. Ex-Presidente da Fundação dos Administradores do Rio Grande do Sul. Palestrante nacional destacado pela abordagem multidimensional das organizações, apresentando temas como valores humanos, ética, comportamento e desenvolvimento humano e pensamento estratégico. Estudioso em neurociência cognitiva comportamental. Criador do primeiro programa brasileiro de Residência em Gestão Empresarial – Residência ie©

Palestrante nacional e internacional destacado pela abordagem multidisciplinar e multidimensional das organizações, apresentando temas como valores humanos, ética, comportamento, desenvolvimento humano e pensamento estratégico. Estudioso em neurociência cognitiva comportamental. Especialista no uso de jogos para aprendizagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *