ALDEIA ECKART – PARTE I

Contando e fazendo história da vida baseada na permacultura.
ARTIGOS-01
A Aldeia Eckart nada mais é que um projeto de vida que passa pela Permacultura e uma convicção que é verdadeiro o conceito de que é possível criar rendimentos, viver bem e cuidar da terra e das pessoas.

Escolhemos um modelo de empreendimento socializado e simples, uma forma de abandonar o velho egocêntrico mundo que nos metemos. Tentamos mudar de hábitos para desviar atitudes sedutoras cujo único objetivo é “se dar bem”, evitar pessoas que se acham espertas o bastante para fazer milhões de seres passarem por bobos, esse comportamento destrutivo que não mede as consequências, desde que lhe garanta lucros, poder e consumo sem limites.

O primeiro desafio
Como entrar na área que escolhemos para viver?
A autêntica definição de como é o lugar onde moramos foi dita pelo Ramon ao responder uma tarefa de casa. A professora solicitou às crianças que escrevessem como era a sua casa e ele prontamente: “Não moramos em um sítio, fazenda ou na floresta, apenas temos o pátio grande”.

Bem, foram três anos para chegar à área escolhida, um esforço enorme para descobrir como acessar sem destruir. Uma ponte de 25 metros foi construída para não desviar o rio, não chegamos até o fim do terreno, existe no caminho uma bela árvore que embora não seja protegida por ninguém é bela demais para sair dali.

O aprendizado
Criamos uma oportunidade de explorar aspectos interiores e experimentar sustentabilidade e evolução, incluindo o nosso próprio desenvolvimento espiritual. Entendemos ter que estar imbuídos de desenhar e arquitetar formas e modelos/processos para vitalizar e revitalizar os nossos planos, construir uma forma de organização que de dentro seja igual àquela que se emana para fora, possibilitar a liberdade, mas ser livre e responsável pelo que se faz.

Nossa filosofia
Fazem mais de três décadas que decidimos trabalhar para que toda e qualquer atitude humana jamais agrida o homem a sociedade e a natureza, tornamos este posicionamento pilares de nossas vidas, se transformaram em princípios profissionais, familiares e de relacionamento. Quando estudando como pensar, sentir e agir no caminho da construção do local onde viver, encontramos a afinidade com a Permacultura.

Permacultura
Método de observação que envolve o planejamento, a implantação e a manutenção conscientes de ecossistemas produtivos que tenham a diversidade, a estabilidade e a resistência dos ecossistemas naturais. Este sistema resulta na integração em teia e em cadeia, de forma harmoniosa e afinada, melodiosa, entre as pessoas e o ambiente, provendo alimentação, energia e habitação, entre outras necessidades materiais, emocionais e espirituais, de forma que umas sustentem as outras. É preciso mudar o paradigma, podemos prosperar sem crescer, o crescimento subentende invasão de territórios, sejam de quem for: humanidade ou qualquer outra forma de espécie. Trata-se da utilização da liberdade sem responsabilidade, uma fórmula de impedir a boa gestão.

Primeiro princípio para viver na Aldeia Eckart
Observe e interaja – O mundo anda com tanta pressa que não temos mais tempo para observar o que nos cerca. A ideia é que nos concentrando no que importa podemos interagir com maior consciência e realmente direcionar nossas atitudes de forma que priorizem três questões: o impacto que causa sobre a informação e o conhecimento do outro (Educação); qualidade de vida material e espiritual (impacto social) e saúde mental (entretenimento, felicidade).

O próximo passo
No próximo artigo vamos contar como resolvemos o problema da luz, da água e do esgoto. E, ainda, como foi o primeiro encontro de alunos do MBA e práticas realizadas na Aldeia Eckart.

2 comments for “ALDEIA ECKART – PARTE I

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *